Título

Abordagem biocomportamental a aspectos perceptuais e cognitivos do comportamento em seres humanos e não humanos.

 

Descrição

As habilidades perceptuais e cognitivas humanas são tradicionalmente abordadas de uma perspectiva “essencialista” e centrada no organismo, isto é, como se as habilidades fossem manifestações comportamentais de capacidades intrínsecas do organismo. Dessa perspectiva, a observação de desempenhos atípicos tende a evocar preferencialmente hipóteses de desenvolvimento orgânico atípico. Em uma perspectiva contextualista e histórica, tais habilidades são abordadas como comportamentos cujo desenvolvimento na ontogênese molda-se às circunstâncias ambientais históricas de aprendizagem. Dessa perspectiva, desempenhos atípicos podem decorrer de exposição a circunstâncias de aprendizagem atípicas, mesmo em indivíduos organicamente típicos. O projeto tem como objetivo investigar as condições ambientais e históricas favoráveis à aquisição de repertórios comportamentais definidores de uma variedade de fenômenos perceptuais e cognitivos, a partir de pesquisas experimentais e semi-experimentais sobre controle de estímulos, em seres humanos e não humanos. Os primatas neotropicais serão estudados como modelos animais para estudos comportamentais, por suas características adaptativas filogenéticas, ontogenéticas, e pela sua convergência adaptativa com o Homo sapiens. O desenvolvimento de um modelo experimental computadorizado individualizado para medir o comportamento de escolha tem produzido resultados inovadores na mensuração das capacidades sensoriais, cognitivas e motoras de indivíduos do gênero Sapajus. A medida da discriminação visual de comprimentos de onda vem mostrando variações que estão sendo corroboradas por dados genéticos. A variabilidade genética indica as possíveis capacidades discriminativas, e vice-versa. O potencial de aprendizagem dos indivíduos também vem sendo estudado, e já temos obtido recordes de escolha condicional com atraso, tanto do atraso entre a apresentação do modelo e das alternativas condicionais ao modelo, como na precisão do desempenho. Estamos estudando as condições ideais para a aprendizagem de novas relações entre estímulos e a formação de "learning-set", registrando evidências experimentais do potencial simbólico estimulado pela introdução gradual, no repertório, de relações entre estímulos. A abordagem de pesquisa translacional bidirecional traz, para a pesquisa com os primatas neotropicais, os avanços da análise do comportamento humano e fornece os avanços dos procedimentos desenvolvidos para estudar o potencial simbólico de um animal pré-simbólico para o estudo de problemas de aprendizagem humana. A incorporação de estudos de relações entre estímulos usando respostas de arrastar está sendo gestada para uma nova geração de estudos do controle motor ligado à formação de categorias naturais e classes funcionais.