Título
Estudos translacionais para o planejamento e avaliação de condições de ensino e de verificação de comportamentos
Descrição
Em alguns contextos aplicados que envolvem a avaliação de aprendizagens, como no contexto educacional, ou de capacidades perceptuais, cognitivas ou motoras, como em contextos clínicos, não raro os indivíduos são submetidos a testes padronizados após um período de instrução também padronizada, muitas vezes sem que se avalie se o indivíduo apresenta pré-requisitos mínimos para ser avaliado. Tal expediente negligencia as diferenças individuais de repertório de entrada, de história, ritmo e necessidades específicas de aprendizagem, encorajando a interpretação de diferenças de desempenho em termos de diferenças intrínsecas de capacidade individual, em especial quando os indivíduos avaliados são pessoas com desenvolvimento atípico ou animais não humanos. O projeto congrega investigações teóricas, experimentais ou aplicadas relacionadas à transferência de conhecimento oriundo da pesquisa básica para contextos aplicados de ensino e/ou de avaliação de desempenhos. A partir de evidências oriundas de pesquisas comportamentais e neurofisiológicas e de uma perspectiva contextualista e histórica do desenvolvimento comportamental, o projeto tem como objetivo central oferecer procedimentos baseados em evidências para o desenvolvimento progressivo de repertórios complexos por meio da identificação precisa de pré-requisitos comportamentais e da garantia das condições ambientais e históricas para o seu estabelecimento.