Mestrado

 

Área de Concentração: Neurociências e Comportamento

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Estágio em Docência (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Desenvolvimento de atividades de ensino de graduação sob orientação do professor responsável pela disciplina de graduação. Elaboração de programa de disciplina de graduação. Planejamento de atividades didáticas. Avaliação de aprendizagem. Uso de equipamentos e ferramentas de apoio didático.


Estágio em Pesquisa I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolvimento de pesquisa em um laboratório e em linha de pesquisa diferente da do orientador, sob a orientação de um professor.

 

Metodologia da Pesquisa Científica I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Ciência, teorias e paradigmas. A produção do conhecimento científico. A ciência moderna e os modelos. Natureza da pesquisa multidisciplinar. Problemas e hipóteses de investigação. Problemas da inferência causal. Mensuração de fenômenos e critérios de medida. Definição de conceitos científicos e validade de construto. Definição operacional. Estratégias de pesquisa. Validade interna e externa. Técnicas de análise de dados. Organização e análise de dados de pesquisa. Elaboração de trabalhos, monografias e relatórios de pesquisa.

 

Princípios de Neurociências e Comportamento (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O organismo em interação com o meio. Tipos de explicação do comportamento: causas proximais e distais, níveis de seleção e determinação. Comportamento e evolução filogenética, Ontogenética e cultural. Comportamentos complexos: formação de conceitos, solução de problemas e comportamento verbal. O cérebro e sua relação com o comportamento. Processos perceptuais e motores, aprendizagem e memória. A interpretação do comportamento a partir da integração de análises funcionais nos níveis comportamental e neurofisiológico. Neurobiologia do comportamento: mecanismos neurais.

 

Seminários em Neurociências do Comportamento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Treino de avaliação e emissão de parecer em projetos de pesquisa apresentados pelos discentes e artigos publicados. Conteúdo variável dependendo dos projetos apresentados e dos artigos selecionados pelo docente.

  

2. Disciplinas eletivas

 

Análise de Dados (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Hipótese; Método e Ciência; População; Amostra; Variáveis; Dados; Medidas de Tendência Central e de dispersão; Amostras: média, mediana, moda e variância com dados puros. Amostras: média, mediana, moda e variância com dados classificados. Planilha: mediana em amostras. Estatística descritiva: média, variância e desvio padrão, probabilidade, espaço amostral, teoremas do e do ou, casos complexos. Testes de Hipóteses; Significância; Qui Quadrado; O cálculo do Qui; Exercícios teste em tabelas de contingência; Planilhas especiais. Curva Normal, distribuições normal e normal padrão, distribuição de Z. Exercícios erro padrão da média. Intervalo de confiança e limites fiduciais. Binomial e Normal. Teste de Médias para dados emparelhados, testes mono e bicaudal. Menor diferença detectável. Sensibilidade do teste. Estimação do número de pares. Duas amostras pertencem à mesma população? Análise de Variância, Modelo inteiramente casualizado. Ajuste de curvas e avaliação estatística do ajuste de curvas usando polinômios, gaussianas e spline.

 

Avaliação Comportamental da Visão de Cores de Primatas (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Uma visão geral da visão de cores; a biologia da visão de cores em primatas; implicações comportamentais das formas variantes de visão de cores em primatas; o delineamento de testes de discriminação de cores.

 

Controle por Regras I (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Definição de regras e contingências. Distinção entre o comportamento controlado por regras e o comportamento controlado por contingências. Procedimentos usados na investigação do controle por regras. Variáveis responsáveis pelo seguimento de regras.

 

Controle por Regras II (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Funções de regras e auto-regras. Aprendizagem na ausência e na presença de um ambiente verbal. Regras e práticas culturais. Regras como instrumento de análise. Regras como uma variável controladora.

 

Elaboração de Artigos Científicos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução às bases para elaboração de artigos científicos; ferramentas de busca; planejamento e redação de artigos; submissão, revisão e avaliação de artigos científicos.

 

Eletrofisiologia Visual Não Invasiva (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Eletroencefalografia; eletroencefalografia relacionada a eventos; eletrorretinografia; potencial cortical provocado visual; aplicações.

 

Engenharia do Comportamento e Controle de Estímulos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Operante livre e tentativas discretas. Princípio de Premack. Ajuste de parâmetros em discriminações simples, reversões, discriminações condicionais. Programação de contingências de escolha e mudança de repertório. Coerência de topografias de controle de estímulos. Relações arbitrárias e generatividade: condições necessárias e suficientes.

 

Equivalência de estímulos: história da pesquisa e questões recentes (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Origem da pesquisa em equivalência de estímulos. Modelo descritivo da equivalência de estímulos de Sidman (1982). Pesquisas iniciais em equivalência com humanos e não humanos. O modelo explicativo da equivalência de estímulos de Sidman (2000) e suas implicações para o modelo descritivo vigente. Pesquisas recentes na área que se seguiram ao novo modelo explicativo.

 

Estudos de Programação Computacional para Desenvolvimento de Experimentos Comportamentais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Lógica e estrutura de programação, operadores, controladores de programa, introdução às funções, desenvolvimento de programas para avaliação do comportamento.

 

Fundamentos Filogenéticos da Sexualidade Humana (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Variáveis distais: adaptações filogenéticas da sexualidade humana; Bipedia; encefalização. Variáveis proximais: adaptabilidade ontogênica da sexualidade humana; atratividade e seleção de parceiros; Táticas de manutenção parceiros. Monogamia serial.

 

Introdução à Neurociência Computacional (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Neurônios. Potenciais de membrana e modelos de condutância. Sinapses. A geração dos potenciais de ação: as equações de Hodgkin-Huxley. Neurônio simplificado e modelos de população. Registro eletrofisiológico extracelular e intracelular de neurônios e grupos de neurônios. Dinâmica de populações: modelando o comportamento médio de neurônios. Organização cortical e redes simples. Transmissão da informação em redes randômicas. Inferências acerca do comportamento a partir de análise da informação neural.

 

Modelos do Comportamento de Comunicação Animal (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Produção, transmissão e recepção de sinais de comunicação sonora, discutindo aspectos biológicos, evolutivos e sociológicos da comunicação. Sinais químicos, visuais e sonoros serão estudados, citando exemplos desde invertebrados até seres humanos. Os temas abordados em seminários serão: ontogênese da comunicação sonora em vertebrados; Aprendizagem vocal em aves; Aprendizagem vocal em mamíferos; Descrição de repertório de chamados de contexto comportamental em vertebrados; Evolução dos cantos em dueto em Aves; Ação do FOXP2; Disfunções do comportamento vocal – disfasias; Disfunções motoras do comportamento vocal.

 

Orientação Espacial (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Hipóteses filogenéticas e ontogenéticas do comportamento espacialmente orientado; Tipos de orientação (Orientação em direção a uma fonte de estimulação; orientação axial ou orientação em direção a locais desconhecidos; orientação em direção a um lugar conhecido); Neurobiologia da Propriocepção; Gêneros humanos e orientação espacial; Cultura, desenvolvimento e mecanismos de orientação (geocêntrico e egocêntrico).

 

Questões Conceituais nas Ciências do Comportamento e do Cérebro (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Breve história do estudo do comportamento e do cérebro; Causas e explicações do comportamento; Dualismo versus Monismo; Relações entre cérebro, mente e comportamento; Relações entre diferentes níveis de análise; Erros conceituais na interpretação de dados comportamentais e neurocientíficos: falácia mereológica, falácia nominal, erros de categoria. Alternativas a explicações dualistas do comportamento; Explicação como descrição de relações funcionais; Predicados mentais como produto, não causa.

 

Teoria das Molduras Relacionais (RFT) (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Responder relacional arbitrariamente aplicável. Molduras relacionais e suas propriedades. Comportamento verbal e solução de problemas na perspectiva da RFT. O IRAP (Implicit Relational Assessment Protocol). Investigações de correlatos neurais. Aplicações à educação e psicoterapia. Limitações e lacunas da RFT. Condução de experimento.