Internacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

Cooperação entre a University of Massachusetts Medical School (UMMS), Auburn University (AU), Harvard University e Universidade Federal do Pará (UFPA) para desenvolver um programa translacional e interdisciplinar de pesquisa biocomportamental e treinamento em pesquisa com foco nos efeitos neurotóxicos da exposição a metais pesados em humanos e em modelos animais. Neste primeiro projeto colaborativo, o foco primário foi nos efeitos da exposição ao metilmercúrio. Foi desenvolvido um teste para avaliar o funcionamento neurocomportamental em primatas não-humanos e transladar o teste para avaliar o funcionamento sensorial e neurocognitivo de crianças, para estudar os efeitos da exposição ao mercúrio sobre o comportamento em crianças que morem próximas à jazidas de mineração de ouro no norte do Brasil.

Instituições envolvidas:

University of Massachusetts Medical School (UMMS), Auburn University (AU), Harvard University, e Universidade Federal do Pará (UFPA).

  

Tipo: Cooperação de Pesquisa


Descrição da atividade:

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, é uma expansão do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino que vem, desde 1996 organizando os esforços de pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e University of Massachusetts Medical School (UMMS). O grupo obteve apoio do PRONEX em 1997, renovado em 2003 na nova edição do PRONEX (MCT/CNPQ/FAPESP). Na presente proposta, o Instituto planeja um maior desenvolvimento, integração e expansão da rede de laboratórios existente. Esta rede multi-institucional e multi-regional focaliza ciência e tecnologia comportamental que trata do funcionamento simbólico e seus déficits funcionais, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em alcançar competências básicas em leitura e matemática etc.). Déficits de funcionamento simbólico representam um desafio substancial para os indivíduos afetados, para suas famílias e para suas comunidades mais amplas. Tais déficits podem resultar de distúrbios neurológicos, de ambientes empobrecidos e/ou de suas interações entre si e com outras variáveis. Qualquer que seja a etiologia, contudo, a abordagem primária à prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o fornecimento de intervenção comportamental e o fortalecimento do suporte educacional, aliados a outras intervenções que reduzam seu impacto. 

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.

Instituições envolvidas:

UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e University of Massachusetts Medical School (UMMS).

 

 

Nacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

Por meio de uma ação inédita do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), pretende-se contribuir para a consolidação de um programa já em andamento no campus de Oriximiná da UFOPA, conhecido como PAI, Programa de Apoio Interdisciplinar, direcionado à comunidade discente das escolas da rede pública de ensino fundamental e médio; além do fortalecimento do segundo programa de pós-graduação da região norte vinculado ao comitê Ciências Biológicas 2, o recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBiociências) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Instituições envolvidas:

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

Rede Instituto Brasileiro de Neurociência (IBN Net) funciona em dois domínios de abordagem teórico-experimental: 1) Estudos de processos fisiológicos do sistema nervoso central; 2) Estudos de disfunção e proteção do sistema nervoso central. Esses domínios contemplam-se em projetos multi e interdisciplinares através de um eixo temático central representado pela neuroplasticidade. O IBN Net nasce com 30 grupos de pesquisa formados por 121 docentes-pesquisadores de 10 IES públicas e uma IES privada, sediados em todas as regiões do país, alguns atuando em Neurociência há mais de quarenta anos. O embrião da integração temático-experimental proposta para o IBN Net pode ser visualizado nas colaborações existentes entre os vários grupos de pesquisa, atestadas em cerca da metade das publicações do grupo dos últimos cinco anos. O IBN Net estuda a injúria cerebral e a neuroproteção. São investigadas várias condições de agravo ao sistema nervoso, tanto em sujeitos expostos como em modelos in vivo e in vitro, incluindo: toxicidade do mercúrio e de outros contaminantes ambientais, importante inclusive para a Amazônia; isquemia cerebral e excitotoxicidade; doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer; doenças metabólicas; desnutrição; inflamação do sistema nervoso; e transtorno bipolar. São investigados os mecanismos moleculares envolvidos na neuroproteção induzida por substâncias endógenas, extratos de plantas, indução de tolerância, estimulação ambiental.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Rede Instituto Brasileiro de Neurociência (IBN Net).

Instituições envolvidas:

10 IES públicas e uma IES privada.

Número de docentes e discentes envolvidos:

121 docentes-pesquisadores.