Interação com a sociedade

Desde sua criação, o PPGNC, através de seu corpo docente, busca expandir o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para a sociedade tendo como principal objetivo a solução de comportamentos sociais amplos na área de soluções de problemas comportamentais. De tal forma que o PPGNC desenvolve ações que perpassam por estes problemas, no intuito de contribuir com soluções adequadas a cada situação que se apresenta. Nessa perspectiva, temos como exemplo a elaboração de projetos de oficinas voltadas às populações tradicionais ribeirinhas situadas no entorno de Belém e da Ilha do Marajó, com o objetivo de tornar positivas as relações destas populações com os mamíferos aquáticos. O produto resultante dessas oficinas foi a produção de um jogo infantil para computador sob o título “Um lugar onde crianças brincam com os botos”, além de uma cartilha voltada para o público adulto sob o título “Os mamíferos aquáticos nas águas da Amazônia”.

Redução do preconceito

O Grupo de Estudos Avançados em Psicologia Evolucionista (GEAPE), por meio dos docentes Regina Brito e Alda Henriques, realiza estudos sobre as relações de casais héteros e homoafetivos no intuito de contribuir com a educação para a diferença e a redução do preconceito social com os diferentes. Na área de redes sociais, os resultados obtidos pela equipe colaboram com a realização de oficinas de apoio a mulheres migrantes brasileiras residentes na Áustria, psicologicamente afetadas pela perda de suas redes sociais de apoio e pelos conflitos sociais.

Exposições

O PPGNC tem se envolvido com duas exposições, uma realizada no Brasil e outra em Paris. A primeira é a exposição “Amazônia Mostra Mundi”, realizada em 2015, dirigida a estudantes de ensino médio de escolas públicas em São Paulo, onde o Programa participou com a elaboração e curadoria da exposição “Pássaros da Amazônia”. A consultoria científica envolveu curadoria em bioacústica e cessão de 12 cantos de pássaros para a instalação “Pássaros da Amazônia” apresentada nesta exposição. Em Paris, houve a montagem da exposição “Les oiseaux du Brésil” (As aves do Brasil), realizada em 2014.