Título

Evolução do Comportamento Animal.

 

Descrição

Animais humanos e não humanos apresentam características típicas de suas espécies, as quais foram selecionadas ao longo de sua história evolutiva por aumentar sua probabilidade de sobrevivência. Esse arcabouço filogenético interage constantemente com os estímulos ambientais, tanto sociais quanto ecológicos, na produção de comportamentos. Embora variáveis filogenéticas e ambientais interajam juntas na produção do comportamento, é importante a identificação de como a filogênese contribui para o comportamento, quais e como os elementos ambientais atuais interagem com os filogenéticos na expressão dos mais diversos comportamentos dos animais. Assim, o presente projeto tem por objetivo compreender quais características são típicas das espécies em relação às suas estratégias desenvolvimentais, reprodutivas, sociais e como essas características são expressas a partir da aprendizagem com os mais diversos estímulos ambientais. Pretendemos compreender, por exemplo, como os estilos de apego (tipo de vínculo com a figura de proteção) e estratégias de História de Vida (estratégia de aceleração ou desaceleração do organismo frente a estressores ambientais) interagem de maneira a exercer influência diferencial em um padrão de escolha de parceiros com base filogenética e até mesmo na forma como ocorre a cooperação. Também vamos investigar qual a lógica evolutiva de fenômenos compreendidos como de origem apenas social ou mesmo ignorados, historicamente, tais como as diferentes identidades de gênero e orientações sexuais, mas que também apresentam uma lógica de sobrevivência nas mais diversas espécies.  Além disso, o estudo de animais não humanos nos fornece elementos para o entendimento de variáveis que regem sua sobrevivência fornecendo conhecimento e instrumento intelectual não apenas para a ressignificação de outros animais como seres pensantes, mas também para a preservação de seu bem-estar visando o equilíbrio das diversas funções que os animais apresentam na orquestração da vida no planeta.

Alguns dos temas estudados neste projeto são: estilo de apego, teoria de história de vida, bioacústica, musicalidade, ordem de nascimento, comportamento alimentar, cooperação, aprendizagem cultural, desenvolvimento sociocognitivo, escolha de parceiros, orientação sexual, identidade de gênero, autoconhecimento em Sapajus apella, entre outros.